terça-feira, 30 de outubro de 2007

Limpando a casa

São pequenas coisinhas que podemos fazer para suavizar os danos feitos, por nós mesmos, ao nosso querido ecossistema.

Acredito que ninguém deixa sua casa suja, com papel no chão, bitucas de cigarro, garrafas espalhadas, encanamento zuado perdendo água (que esta cada vez mais escassa, caso vocês não saibam).

Se gostamos de ter nossas coisas limpinhas por que não deixar nossa maior casa limpa também?!

E não adianta só reclamar da política, do governo corrupto, ou da vizinha que deixa o cocô do cachorro dela na porta da sua casa.

Para mudarmos o mundo precisamos que a mudança ocorra primeiro, dentro de nós.

Recicle seu lixo! É fácil e não vai tomar seu tempo. Simplesmente, você irá separar latas, garrafas, papéis e plásticos. Local para coleta?! Existe um supermercado chamado Pão de Açúcar (acho que muitos conhecem né!) que tem os cestos para coleta, ou se você mora em um condomínio/ edifício, pode pedir à prefeitura que instale as pequenas caçambas seletivas, assim todos os moradores podem separar seu lixinho também.

Ah, ou pedir para o sindico do seu prédio que na hora da retirada do lixo deixe separado os recicláveis, pois existe uma coleta porta a porta, é só entrar em contato com o Limpurb*.

Pronto a limpeza esta começando... Simples né?!

Próximo passo é você que tem aquele totózinho fofo de estimação, mais conhecido como cachorro, começar a andar com saquinhos plásticos, para recolher o pequeno cocô que ele fez. Se for um pit bull então, mais que necessário afinal o que aquele dog dog libera é um baita de um submarino!!!
A calçada é pública, logo um bem comum de toda a população, vamos preservá-la e preservar nossos sapatinhos de serem “cagados”.

O que acho muito legal também que já vi em alguns bairros são lixeiras (essas que ficam fixadas nos postes) com uma plaquinha: JOGUE O COCO DO SEU CACHORRO AQUI. Alguns edifícios mesmo que a colocam. Legal né?!

O que mais posso sugerir?!

Ah uma que achei fantástica. Uma empresa, 4IDEAS, que organiza festas, teve uma sacada sensacional, juntamente com outra empresa, “inventaram” o MICRO-LIXO.

Um “tubinho de ensaio” confeccionado por garrafas pet. Acho que vocês já entenderam né?! Você esta lá dançando, bebendo, fuma um cigarrinho e ai, joga no chão?! Não!!! Pega seu micro lixo do bolso, ou da sua cartucheira joga a bituca ali dentro, fecha com a própria tampinha de garrafa e pronto, o material não derrete, guarda as bitucas, papéis de bala e chicle também, e quando estiver lotado, é só você ir até um lixo e jogar a sujeira do seu lixinho portátil lá. Perfeito não?!

Essas são só algumas dicas, quem não tem um micro lixo, invente um.

Outro dia uma mulher no ponto de ônibus me viu jogar a bituca do meu cigarro no micro lixo, logo ela me abordou e perguntou sobre aquilo, conversamos e ela falou que ia conversar com o marido que sempre jogava bitucas no chão. Hoje, encontrei-a novamente, descobri que é minha vizinha e que o marido dela agora esta andando com um pote de maionese como micro lixo! Hahahahaha Maravilha né?! O que eu fiz... Mandei por ela ao seu esposo o meu micro lixo (tenho mais um em casa), assim seria mais fácil dele transportar.

Para exigirmos a mudança nos outros precisamos ser a diferença...

Felícia Pilli:: FP:: Papillon

7 comentários:

Unknown disse...

AI QUE ORGULHO!!!

Anônimo disse...

Fê, como eu me acho por ser sua amiga! Eu sou foda! Hahahahaha...

Anônimo disse...

Que anômina oq!!! Sou eu!!! Camilaaaaa!!!

Anônimo disse...

É... lembra da bolsinha que a sua Vó me deu que ela costurou e dentro da bolsinha ela colocou uma frase??? Eu nunca vou esquecer... a frase falava disso... que nós temos que ser a mudança... Se não fizermos a nossa parte quem fará???? Tô indo falar com a sindica do meu prédio...
bjos
FUI!!!
www.fotolog.com/leperroud

Lívia disse...

Pois é... Concordo com vc, e vc sabe, no quesito, se cada um fizer a sua parte, uma hora todo mundo ta fazendo junto...

TE AMO!!!

Anônimo disse...

Oi Fê!!
Bem se vê que vc é a cara da 4ideas! Reciclagem e presevação e conscientização ambiental, são os pontos que movem a produtora.
Só para esclarecer sobre o tubo da 4ideas, ele é na verdade um "porta micro-lixo", pois as bitucas, papéis pequenos, chiclete, e uma infinidade de outros materiais são considerados MICRO-LIXO. O tubo é para guardar o micro-lixo, então galera por favor, já temos muitos micro-lixos, please, nao inventem mais um hahahh. Mas deixo a dica, vcs podem utilizar POTINHO DE FILME, antigamente usávamos estes nas festas. Se vc for a uma loja de filmes, eles te agradecem se quiser pegar todos os potinhos, pois vai direto para o lixo, mas tb é utilizado por hospitais para separar o remédio dos pacientes.
Tantas coisas que estão aí, indo para o lixo, e que podem ser utilizados de outra forma.
Temos que pensar sempre em aproveitar tudo que usarmos até o fim mesmo. Desperdiçar menos, gastar menos, e se for preciso utilizar papel, que utilize cada canto dele.
Eu tenho uma gaveta em casa que só para papel rascunho, um lado já foi usado, mas ainda posso usar o outro. E se só tiver metade, corto, e faço meus próprios bloquinhos de anotação. E ainda com o que resta, haha, e resta mesmo, vou picando para transformar no efeito especial da minha festa de aniversário no final do ano. Um dia verão nas festas da QUINTANA, quando rolar eu aviso!!
Parabéns Fê!! Adorei o texto!!
Sou viciada em reciclagem!!
Bjos, Tatiii Almeida

Anônimo disse...

O PLANETA é nossa casa...