terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fraldas de Pano

Quando Maria nasceu ganhamos muitas fraldas descartáveis (eu havia pedido no chá de bebê), cerca de 1000 fraldas. Utilizar as fraldas de pano estavam ainda no campo das ideias, pois pensava no trabalho de lavar a mão e passar, demandaria um tempo que não sabia se teria, ainda mais por minha mãe dizer que não me ajudaria com essa ideia.
Com 5 meses, comecei a pesquisar e a participar de um grupo sobre fraldas de pano, foi então que percebi que o cuidado com os paninhos eram muito mais simples do que eu imaginava. Nessa época, algumas amigas/mães virtuais me doaram e venderam fraldas nacionais - o mercado internacional está bem evoluido em qualidade e é bem conhecido pelas que utilizam a muito tempo.
Foi um ótimo começo, recolhi nesse grupo todas as informações necessárias para começar a usar e estamos até hoje felizes com as fraldas de pano.

Eu não comprei fraldas importadas (apesar de ter alguns forrinhos de hemp importado que me foram doados), tanto pelo preço que é bem salgado quanto pela vontade de valorizar o mercado local e não precisar fazer importações.

Calça Plástica

Aqui em casa utilizamos aquelas tradicionais calças plásticas de antigamente, elas servem como uma capa para não vazar xixi e cocô e podem ser reutilizadas antes de lavar caso não estejam sujas, mais fraldas de algodão dobradas (recheios) - as da cremer.

Os dois da esquerda são os que eu costurei
 2 camadas de flanela e uma de soft
os outros 2 são de hemp - importados



Também fiz absorventes avulsos retangulares de soft com flanela, o soft deixa a sensação da pele sempre seca e utilizo lenços umedecidos lavados e secos como um "segura cocô" quando o bebe já se alimenta com sólidos facilita a remoção e posterior lavagem da fralda.


Recheios de fraldinha de algodão
Meu primeiro motivo pela utilização das fraldas de pano foi uma assadurinha que apareceu na Maria e acreditando que a fralda descartável com todos os quimicos, gel e camadas de plástico deixavam o bumbum bem mais abafado, o algodão (fralda de pano) ajudaria a sanar a vermelhidão. E foi o que aconteceu. - veja aqui do que são feitas as fraldas descartáveis.
O segundo motivo pela opção foi ecológico: as fraldas descartáveis poluem demais o planeta, acredito que tanto quanto os plásticos de garrafas pet, porém ainda não existe um meio 100% de reciclar fraldas.





*matéria sobre reciclagem de fraldas na Europa clique aqui 

Muitos me perguntam sobre a água gasta na lavagem, porém poucos sabem que no processo de branqueamento das frladas descartáveis, na sua feitura gasta-se muito mais água que na lavem dos paninhos. Mesmo porque as fraldas de pano são lavadas juntamente com as roupinhas do bebê. Se antes você não utilizava uma máquina cheia com certeza o aproveitamento dessa lavagem com as fraldas de pano será ainda melhor, zero desperdicio. Fora a quantidade de fraldas descartáveis que vão para os lixões.

O ideal é ter uma quantidade de fraldas que você possa acumular uns 2 dias e colocar na máquina junto com as roupas do bebê ou da familia.

Para lavagem faço assim:
Separo em  dois baldes, um para xixi e outro para cocô.
Quando só xixi passo uma água e deixo de molho no balde (agua com sabão de côco em barra, só uma espuminha), no de cocô lavo com sabão, enchaguo e deixo de molho.
Se por acaso ficar muito manchada depois de lavar passo um pouco de sabão de coco liquido e ponho no sol-quarando por uns 15min. Pode-se usar bicarbonato de sódio na agua e deixar de molho.

Coloco na máquina antes das outras roupas e faço 1 enxague(para tirar a água suja) depois acrescento o restante das roupas e faço a lavagem normal, colocando "pouco" sabão de coco liquido - se passar muito sabão você deixa o tecido impermeável, diminuindo a absorção. Deixo secar e não passo, o ferro queima as fibras do tecido e assim ele passa a não ser mais tão absorvente.

Até o varalzinho fica bonito
Ah, as pomadas de assadura também são evitadas para não ficarem resíduos nas fraldas.


Eu não vejo trabalho nenhum, a troca de fraldas é a mesma e demanda ao meu ver o mesmo tempo que com fraldas descartáveis. Como ganhei muitas fraldas e também acredito na comodidade e facilidade em alguns momentos, ainda não utilizo 100% as de pano, ao longo do dia uso 100% pano, para dormir e para sair descartáveis. Por aqui tem funcionado muito bem, reduzimos em quase 75% o lixo - ainda tenho +- 200 fraldas descartáveis - o bebê ao longo da vida fraldada utiliza cerca de 5000 fraldas em aproximandamente 2 anos e meio.


*dicas para mais informações sobre fraldas de pano clique aqui







Um comentário:

Flaviane Rodrigues disse...

Oi Gostaria de saber onde vc encontrou as calças plásticas, estou tendo dificuldades para encontrá-las.