sábado, 23 de abril de 2011

Sobre o peso dos meus amores



Mundo azul em mini caderninho de desejo

quarta-feira, 20 de abril de 2011

nossos_beijos_beijos_doces

“Um apropriado beijo é esperado,
o beijo que completa,

de forma ajeitada.

O beijo com o sabor de desejo,

à flor da pele,

à vontade,

No meu pensamento... o beijo

que faz a minha boca e meu corpo quererem um novo beijo; outra vez.

Um beijo sem tempo,

de longa duração ou de pouca constância,

isto não importa.

O tempo não conta, o tempo freia.

E no movimento do tempo,

só sinto o encontro,

Dos lábios que acarinham os meus lábios.

Que me percorrem, que navegam

O melhor beijo é o beijo com bondade, com paixão e vontade.”

sábado, 5 de fevereiro de 2011

espasmo_lógico


 







                                           
 




Pesquisa em fotografia a partir da relação imagética com a pintura; Desenvolvendo uma noção de representação mental em uma forma quase pictórica. 2011[ work in progress ]

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fraldas de Pano

Quando Maria nasceu ganhamos muitas fraldas descartáveis (eu havia pedido no chá de bebê), cerca de 1000 fraldas. Utilizar as fraldas de pano estavam ainda no campo das ideias, pois pensava no trabalho de lavar a mão e passar, demandaria um tempo que não sabia se teria, ainda mais por minha mãe dizer que não me ajudaria com essa ideia.
Com 5 meses, comecei a pesquisar e a participar de um grupo sobre fraldas de pano, foi então que percebi que o cuidado com os paninhos eram muito mais simples do que eu imaginava. Nessa época, algumas amigas/mães virtuais me doaram e venderam fraldas nacionais - o mercado internacional está bem evoluido em qualidade e é bem conhecido pelas que utilizam a muito tempo.
Foi um ótimo começo, recolhi nesse grupo todas as informações necessárias para começar a usar e estamos até hoje felizes com as fraldas de pano.

Eu não comprei fraldas importadas (apesar de ter alguns forrinhos de hemp importado que me foram doados), tanto pelo preço que é bem salgado quanto pela vontade de valorizar o mercado local e não precisar fazer importações.

Calça Plástica

Aqui em casa utilizamos aquelas tradicionais calças plásticas de antigamente, elas servem como uma capa para não vazar xixi e cocô e podem ser reutilizadas antes de lavar caso não estejam sujas, mais fraldas de algodão dobradas (recheios) - as da cremer.

Os dois da esquerda são os que eu costurei
 2 camadas de flanela e uma de soft
os outros 2 são de hemp - importados



Também fiz absorventes avulsos retangulares de soft com flanela, o soft deixa a sensação da pele sempre seca e utilizo lenços umedecidos lavados e secos como um "segura cocô" quando o bebe já se alimenta com sólidos facilita a remoção e posterior lavagem da fralda.


Recheios de fraldinha de algodão
Meu primeiro motivo pela utilização das fraldas de pano foi uma assadurinha que apareceu na Maria e acreditando que a fralda descartável com todos os quimicos, gel e camadas de plástico deixavam o bumbum bem mais abafado, o algodão (fralda de pano) ajudaria a sanar a vermelhidão. E foi o que aconteceu. - veja aqui do que são feitas as fraldas descartáveis.
O segundo motivo pela opção foi ecológico: as fraldas descartáveis poluem demais o planeta, acredito que tanto quanto os plásticos de garrafas pet, porém ainda não existe um meio 100% de reciclar fraldas.





*matéria sobre reciclagem de fraldas na Europa clique aqui 

Muitos me perguntam sobre a água gasta na lavagem, porém poucos sabem que no processo de branqueamento das frladas descartáveis, na sua feitura gasta-se muito mais água que na lavem dos paninhos. Mesmo porque as fraldas de pano são lavadas juntamente com as roupinhas do bebê. Se antes você não utilizava uma máquina cheia com certeza o aproveitamento dessa lavagem com as fraldas de pano será ainda melhor, zero desperdicio. Fora a quantidade de fraldas descartáveis que vão para os lixões.

O ideal é ter uma quantidade de fraldas que você possa acumular uns 2 dias e colocar na máquina junto com as roupas do bebê ou da familia.

Para lavagem faço assim:
Separo em  dois baldes, um para xixi e outro para cocô.
Quando só xixi passo uma água e deixo de molho no balde (agua com sabão de côco em barra, só uma espuminha), no de cocô lavo com sabão, enchaguo e deixo de molho.
Se por acaso ficar muito manchada depois de lavar passo um pouco de sabão de coco liquido e ponho no sol-quarando por uns 15min. Pode-se usar bicarbonato de sódio na agua e deixar de molho.

Coloco na máquina antes das outras roupas e faço 1 enxague(para tirar a água suja) depois acrescento o restante das roupas e faço a lavagem normal, colocando "pouco" sabão de coco liquido - se passar muito sabão você deixa o tecido impermeável, diminuindo a absorção. Deixo secar e não passo, o ferro queima as fibras do tecido e assim ele passa a não ser mais tão absorvente.

Até o varalzinho fica bonito
Ah, as pomadas de assadura também são evitadas para não ficarem resíduos nas fraldas.


Eu não vejo trabalho nenhum, a troca de fraldas é a mesma e demanda ao meu ver o mesmo tempo que com fraldas descartáveis. Como ganhei muitas fraldas e também acredito na comodidade e facilidade em alguns momentos, ainda não utilizo 100% as de pano, ao longo do dia uso 100% pano, para dormir e para sair descartáveis. Por aqui tem funcionado muito bem, reduzimos em quase 75% o lixo - ainda tenho +- 200 fraldas descartáveis - o bebê ao longo da vida fraldada utiliza cerca de 5000 fraldas em aproximandamente 2 anos e meio.


*dicas para mais informações sobre fraldas de pano clique aqui







sábado, 22 de janeiro de 2011

Um Blog de Mãe: Sagrado Feminino + Sorteio de MissCup

Mulherada...
Participem também!!!!
É só clicar no titulo da postagem que já encaminha pro blog: UM BLOG DE MÃE.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

educ_ação

É impressionante como mudamos (em geral) nosso comportamento e pensamento depois que nos tornamos mãe. Hoje reflito na forma que a sociedade trata nossas crianças e o ser humano no geral.
Somos considerados uma massa humana quase irracional. Nascemos e um manual nos coloca como parte de um todo desconhecido. Nós mesmos, muitas vezes, nos colocamos numa camada segredada ao pré-estabelecido.

Ontem participei de uma reflexão sobre a arte na infância com um grupo de teatro e aristas-educadores do Núcleo de Artes Elemental no SENAC, muito foi falado da relação entre o adulto e a criança e como favorecer essa relação, seja entre pai e filho como entre professor e aluno.
Amplio essa reflexão para qualquer relação adulto - criança, seja o médico pediatra, a babá, os avós, tios, amigos, existe algo que deve ser primordial no convívio com uma criança, que é o elo, as afinidades que se estabelece com ela.
Compreendendo que é um ser em desenvolvimento e aprendizado. O mundo infantil, não deve ser algo isolado do suposto mundo real pensante.
Como foi dito nesse encontro o "mundo" adulto tem uma tendência a menosprezar o universo infantil, que está diretamente ligado ao imáginario individual, e não coletivo.
Socialmente o coletivo predomina, os manuais são lidos como gurus do acerto, quando a realidade nos mostra dia a dia que não são mais números quase sem identidade e sim indivíduos, com caracteristicas diferentes, personalidades, desejos e principalmente TEMPOS diferentes.

Diante disso como mãe, futura educadora, artista, ser-humano pensante é que desejo que a sociedade se conscientize da necessidade de termos escolas que priorizem o desenvolvimento humano. Que a cada dia possamos ser agentes transformadores da nova sociedade que se cria. E assim como pais dedicarmos nosso tempo - que nessa relação socio-afetiva é a manifestação do amor- observar as tendências e necessidades peculiares de nossos rebentos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

a ação de engatinhar

alguém resolveu parar de pular etapas...

antes ficava de pé e dava seus primeiros passos;
engatinhar?! rolava uma preguiça, no máximo se arrastava pela casa...

e hoje... tcharaaaaan!!!!

...deixou de "má vontade" e engatinhou pela sala toda...
mas lógico, logo se irritou se apoiou na cadeira e ficou de pé...

[andando]

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Comidinhas gostosas pra semana [almoço e jantar]

Comidinha delícia para o Almoço

2 colheres do sopa de arroz integral
1 cenora
1 mandioquinha
1/3 de beterraba
1colher sopa de farinha de linhaça
6 folhinhas de rúcula (picadas)
1/2 cebola
3 colheres sopa de milho

rende 5 porções

Comidinha delicia para o Jantar

3 colheres sopa Macarrão feito em casa com massa verde(espinafre)
6 vagens picadas
1/2 cebola
2 mandioquinhas
2 folhas de alface
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 cenora

rende 6 porções

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Concurso Cultural: Por que a floresta é importante para você?

Flor_esta que alimenta minh'alma,

que encanta os seres mágicos que a habitam.
Bioma natural, semeia diversidade;
Produz qualidade de vida para nós [seres]
Floresta visual, sensorial, fonte de recursos.

Floresta


VITAL
 



O Planeta Sustentável está com um concurso cultural para ganhar um cd do Pato Fú - Musica de Brinquedo basta enviar uma frase respondendo essa pergunta Por que a floresta é importante para você?Enviar sua frase para o e-mail psustentavel@abril.com.br , não esquecendo de informar seu nome completo, endereço, telefone de contato e CPF. Confira no regulamento os detalhes do concurso.


Mais informações: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetanoparque2011/floresta-importante-voce-277616_post.shtml





A minha frase foi essa postada acima.... e ganhei!!!!! Mande a sua e concorra tb.




VIVA PACHAMAMA...