quinta-feira, 12 de junho de 2008

Terrorismo Poético



Em 11 de Junho de 2008 um Centro Universitário presenciou um verdadeiro “vandalismo poético”, Rafael Augustaitiz, o cara introspectivo de pouco papo “tomou num ato de terrorismo” o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Local onde ele se formou após quatro longos e acredito que dificeis anos.





[A arte como crime e o crime como arte]

Num manifesto artístico, teatral e até um pouco inconseqüente, Rafa mostrou a que veio no mundo, não é mais um corrompido pela mídia ou sequelado num meio pop da arte.
Para nós artistas vivendo em uma contemporaneidade tão mascarada e comercial, a arte se torna veiculo de comunicação, ela é a expressão do nosso “eu” mais profundo,
(quando digo eu é um eu amplo é um eu social) das nossas inquietudes, medos e desejos, é assim também que coloco minha postura em relação ao meu trabalho como artista visual.
Fazer parte de um mercado não é o principal, o foco é reflexão. Acredito que essa manifestação de 50 jovens artistas, escolhidos pelo próprio Rafael, reprimidos e excluídos da parte social A ainda vai gerar muitas e muitas conversas, exigir uma educação de qualidade e inserção digna no meio acadêmico é direito de todos e é por isso que todos nós estudantes devemos lutar. Não importa quem somos de onde viemos ou pra onde vamos, todos nós vivemos em uma sociedade e merecemos ter excelentes condições sociais.
Só parabenizo seu ato, além de ser um grande artista é um pensador...




Somos todos um!
E eu sou outro você!

34 comentários:

Anônimo disse...

Cara Borboleta Papillon,
Cheguei ao seu blog através do Google. Li hoje na Folha de S. Paulo matéria sobre o trabalho de Rafael na Belas Artes e muito me interessei. Gostaria de parabenizá-lo, de poder conversar com ele. Será que alguém tem um meio de contato? Um e-mail?
Abraços,
Fabio (camarneiro@hotmail.com)

Anônimo disse...

Vocês são loucos e infelizes, sou aluno da BA e sou totalmente contra esse tipo de ato. Trabalho muito para poder pagar a mensalidade que é alta e pago sozinho ninguém me ajuda. Vandalizar em local privado, sujar, emporcalhar o local que eu estudo e preservo é no mínimo falta de educação e falta de senso-crítico. Pq não foi reinvindicar, ou protestar em locais públicos ou com os governantes, prefeitos, etc ?!?!?!? E pensar que tem alguem poderia aprovar tal atitude, da próxima vez irei pixar a casa de vocês em protesto.

Anônimo disse...

E ainda como é possível uma escola que se intitula "Belas Artes" não querer nem entender esse trabalho genial do Rafael? é essa subversão, esse espírito crítico e altamente reflexivo, revigorante, que falta à sociedade brasileira!
gostaria de saber se alguém documentou visualmente o trabalho do Rafael Augustaitiz?

Gabbas-Fazzo
aggazzo@gmail.com

Anônimo disse...

Poxaa meu na boa tb sou aluna da belas artes me matooooooooooooo todo mes pra pagar tb sozinha a faculdade e não é justooo fazer isso com nós q lutamos pra pagar... quer se manifestar ótimooo bommm, entendo q na nossa sociedade hoje em dia falta muito issso... mas se manifestar prejudicando outras pessoas ñ é de verdade um manifesto e NISSO NADA DE ARTE EXISTE...estudam mesmo arte vocês?!?!... tem certeza que isso É TERRORISMO POÉTICO...vão estudar mais entender mais o q é e o que foi o terrorismo poético.. por que isso que o rafael fez com outros foi crime, IGNORANCIA e egoismo pois não pensou em outras pessoas....e sim foi agressão a todos nós que lutamos de verdade para termos um futuro melhor em um mundo melhor...SEJAM MAIS CRIATIVOS SEJAM PESSOAS DE VERDADE E NÃO SE TORNEM PESSOAS IGUAIS A POLITICOS DE MAU CARATER POR EXEMPLO...pois essa atitude foi ridicula e igual a de qualquer bandidinho ignorante q é o q mais existe neste mundo...PENSEMMM MAIS NO MUNDO A VOLTA Q EXISTE E NÃO SÓ EM VCS!!!

Anônimo disse...

Claro q a midia vai ser sempre contra esse tipo de atitude, e vai querer entrevistar quem for contra e vai relatar condenando o ato. Uma manifestação pública, acredito, vai ser noticiada pela mídia como sempre como um evento de pequena importância que prejudica o transito da cidade.
Não conheço o Rafael, mas o pareabenizo pela coragem.
Meu endereço caso o estudante da bahia queira pixar, é no final da r. felix della rosa em sao paulo. Pergunte na vendinha.
Abraços
Paulo Ito

Anônimo disse...

alias a prefeitura tem apagado muros com graffiti autorisados por ela mesma. existe mesmo a possibilidade de diálogo?
abracos
novamente
Ito

Anônimo disse...

Caro Ito,

Pena que não foi na sua casa mesmo.
Pena que me mato para pagar a faculdade e não disponibilizo de recursos para ir até a sua casa e pixar as paredes.
Pena que também não tenho recursos para gastar com spray e latas de tinta, que minha casa necessita muito mais que as paredes da BA.
Pena que acredite que esse tipo de ato, pequeno e isalodo possa convencer alguém sobre problemas sociais.
Se almejamos igualdades, condições justas, temos que pensar em mudanças grandes, fortes não atacar um centro universitário que o acolheu e disponibilizou recursos para o aumento de sua cultura e informação.
INGRATIDÃO é o melhor termo para definí-lo, pois é bolsista.
Fico chateado, pois isso pode acarretar mudanças na segurança, na limpeza, no acesso à faculdade e consequentemente será na mensalidade que isso será acrescido.
Posso então ter que trancar meu curso e ficar parado novamente, sendo que adoro o que estudo e pretendo seguir carreira nisso.
Será que você Ito, irá vender sua casa para me ajudar ou fará um protesto pixando a FAAP pois la eles têm mais recursos ?!?!?!?!
Passae bem ...

Unknown disse...

Com certeza a arte ficou mais bela depois desse dia!
Viva o Rafael!

Abraços
André
Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Ceará

Unknown disse...

Grande ATO! Deixo aqui registrado meus parab�ns pela ARTE do Rafael! Para os que deixam seus coment�rios de desaprova�o, pe�o a gentiliza que VCS n�o se escondam atr�s de um codinome "an�nimo", todos tem direito de pensar e falar o que quiser, somos livres... Mas fica muito f�cil criticar sem tirar a m�scara..."Brasil, MOSTRA SUA CARA, quero ver quem paga, pra gente ficar assim..." O Rafael mostrou a CARA dele... � isso a�!!!!!!!!!!!!
Evo�!!!!
Le Perroud

Anônimo disse...

Muito Bom Fefe adorei teu blog...sim vamos acabar com o cinza Kassabiano!
Paz e muitttaaaa Tinta more!
=)
"Lipe.One" - "h2o Crew"
www.feartemoderna.blogspot.com

Luiz Antônio Navarro disse...

O ato do Rafael merece, no mínimo, ser refletido. O que o levou a fazer isso e porque chegou a esse ponto? Algum motivo ele tem. Mesmo que seja uma atitude inconsequente e agressiva. Com certeza não foi a tôa. Para aqueles que se sentiram prejudicados, não tiro suas razões afinal, são SUAS razões. Mas acredito que a atitude do Rafael vem justamente questionar este caráter individualista da sociedade contemporânea. Todo mundo pensando no SEU próprio umbigo. Pensando na SUA casa, na SUA faculdade, na SUA parede, na SUA cultura. O próprio Rafael, inclusive, pensa assim: com a SUA revolta e a SUA insatisfação (que são particulares, embora compartilhada pelos seus colegas pixadores). Mas ele não se formou ontem pela BA, ele se formou ao longo da vida por uma sociedade extremamente contraditória. Ele não se tornou um "pixador", um "vândalo" ou um "artista" sozinho, pois o Rafael é um sujeito social, como todos. E não adianta pedir ou mandar ele ir se expressar em "locais públicos" ou ir atrás de políticos. Os políticos são representantes públicos, mas apenas representam: isto não impede o Rafael de querer exercer o direito político de expressão e pensamento por si mesmo. E a faculdade, embora seja uma instituição de capital privado, é um espaço público que serve àqueles que a frequentam como um ambiente de reflexão e debate (serve assim, inclusive, ao Rafael - aluno bolsista, mas aluno como todos os outros) . Talvez Rafael tenha tido dificuldades, durante toda a sua vida, para levantar os seus questionamentos e o seu pensamento, mas ontem a sua consciência não suportou esta angústia.

Srta.T disse...

Muito me admira a galera que o defende. Os “artistas”, a “elite pensante”. Façam-me o favor, vocês não respeitam nem o objeto de trabalho de vocês? Chamam os outros de elitistas? Me parece que os piores elitistas são vocês, que se julgam tão donos da verdade e da razão que se dão o direito de desrespeitar e invadir o espaço do outro. Daqueles que, segundo vocês, “não compreendem a arte”. E quem disse que tem um significado? Segundo Wilde, toda arte é desnecessária. Pra ele, arte é apenas o belo. Logo, vocês: 1- seriam inúteis e 2- deveriam ter senso estético. Outros pensadores pensam diferentemente. E quem tem razão? Não dá pra dizer. Logo, só nos resta voltar para a questão do respeito: se o que é arte para mim não é para você, respeite o meu espaço, e eu respeito o seu.

Juliana Bassetti disse...

A arte não tem fronteira, não tem espaço. A arte não se aprende, não se faz pagando mensalidades. A arte nem sempre é bela e pode até mesmo agredir. A arte não é da elite, não é da periferia. Não é minha e não é sua.

Anônimo disse...

JA DIZIA HELIO OITICICA...
SEJA MARGINAL, SEJA HEROI...

PARA QUEM ACHA QUE ARTE É UM BELO QUADRINHO BEM PINTADO EM UMA EXPOSIÇÃO, COM CERTEZA ISSO FOI UM ATO DE VANDALISMO...E NAO ME VENHA DIZER PRA PIXAR A MINHA CASA, PRA SER SE GOSTO...A QUESTÃO NÃO É ESSA!NÃO ME VENHAM COM XURUMELAS...

FINALMENTE POSSO DIZER QUE TO NUMA FACULDADE DE ARTE...
DISCUSSAO SOBRE OQ É BELO OU NAO...ARTE OU VANDALISMO...
POÉTCA...POETICA...POETICA...
PIXAÇÃO SIM...ARTE SIM...SEM AUTORIZAÇÃO, CHOCANTE...ESSE É O EPIRITO, DOA A QUEM DOER...

Unknown disse...

Sinceramente por mais duro q seja nossa realidade, os mais fracos só sao ouvidos qdo de alguma forma atacam a socialigth, a classe média-alta, a dita burguesia que eh muito pobre de alma... que estao inseridos nesse tipo de instituição, ridiculo eh ouvir a garotinha burguesa dizendo q o pessoal q foi pego pela lei, "tem q se ferrar", pq riscaram seu carro novo q acabou de sair da consecionaria...
esses q estao se sentindo insultados de ver a faixada da sua querida faculdade pixada por um curto tempo, justificando q pagam a faculdade, e eh uma falta de respeito para com eles estao mais preocupados com suas proprias imagens do que se atentarem com assuntos que os cercam e simplesmente se vendam propositalmente para viver em um mundo de "faz de conta"...

o dinheiro e o gasto q existiu pra corrigir isso rapidamente sai do bolso de todos q à pagam pra ter direito a cultura... e que país eh esse q jovens interessados em ser o futuro da nação tem de pagar por ter acesso a uma formação academica?....se acham feio o ato artistico, agressor e vandalo, como foi taxado, me digam vcs q estao revoltado com a ação, eh bunito vcs serem clientes exímios, heim prol da comercialização de cultura, ao pagarem por um valor absurdo o curso de arquitetura, q por sinal eh o que tem valor mais alto na instituição... heim? me digam se isso eh bunito... qdo q a maioria da playboyzada q la estuda, mais estao preocupados com eventos de diversao que acontecem promovidos pela propria faculdade...
e ainda sao capazes de questionar os artistas q nessa falculdade estao se formando, ao fazerem perguntas se eles estudam mesmo artes....

isso tudo q foi ofensivo para grande parte dos q fazem parte da Belas Artes, seja direta ou indiretamente....eh o puro fruto bem colhido por sinal, da propria Belas Artes...

Experimentação disse...

O Sangue de Muitos ainda podem continuar gélido, porém o trebalho de Rafael gerou numa porção de amantes das artes uma pulsação interior que hora estava repousada.
Acredito que o meu sangue não será mais o mesmo depois de presenciar o ocorrido, sentia falta disso antes de me formar, e agradeço a você Rafael pelo ato de coragem e pelo quesionamento gerado pela sua obra...
E eu não acredito em nada que a impresa fala....
como disse Glauber Rocha "Eu sou artista, não me exijam Coerência"

bjos Felicia ... TE AMO

E eu seu que seu Sangue está Pulsando também;;;

Anônimo disse...

Sabe quem bancou os estudos dele até agora? a faculdade.. sim... e sabe quem banca a faculdade? não quer saber né... pois é... somos nós... "colegas" de classe, de curso... enfim...
e saiba que eu achei ótimo que o dinheiro que pagamos pela faculdade... 900 reais.. é isso? há... tá... ele não paga né... então... achei ótimo que esse dinheiro tenha sido gasto repintando a parede... não é o máximo? que bela manifestação artística... deve ter sido melhor do que pagar bolsa pra gente como ele...
bem inteligênte mesmo, agora a Belas Artes vai dar muitas bolsas.. principalmente pra quem estava lá aquela noite pichando...
e voltando a questão do dinheiro ele devia pagar a reconstituição da Faculdade... enfim... aposto que ele não ta nem aí pq. ele já usou as tintas de serigrafia, de xilogravura, de metal.. tudo de graça mesmo não é? entre outros.. é uma pena mesmo...

Anônimo disse...

aposto que ele ficou super feliz de sair na revista de burguesinhos de direita...

Juliana Bassetti disse...

É impressionate como algumas pessoas insistem em falar em dinheiro. Será difícil entender que a questão não é essa? Até entendo alguns tacharem o ato de "terrorista" e "violento". Acho até mesmo interessante que outros discordem do projeto do Rafael. Porém, espero argumentos construídos, e não se o rapaz tinha bolsa na universidade ou se o dinheiro foi gasto para limpar a pintura.
Garanto que a universidade tem um belo fundo de reserva. Os alunos não precisam se preocupar. Com o alto valor da mensalidade, não será por um dia de faxina que os laboratórios vão ficar sem os materiais necessários. O dinheiro não saiu do bolso dos alunos. Esses, sim, são lesados todos os meses, quando pagam uma fortuna de mensalidade por uma educação tão carente de formação crítica e humanística.

Anônimo disse...

Bom...Como aluno do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, acredito que independente se ele é bolsista ou não ou se pago 900 ou mais por qualquer curso, não é isso que estamos discutindo.
O grupo artístico organizado por Rafael trangrediu regras absurdas para os acadêmicos, para os que estão ainda presos por arte de vanguardas, ou os que ainda não conseguiram digerir marcel Duchamp, o contrário de Rafael.A instituição exige um trabalho de fim de curso (TCC) de todos os alunos que fazem bacharelado em artes visuais, o foi o que vimos nesse dia 11/06/08, uma exposição que finalizava o curso pra maioria desses alunos de 8º semestre. Lá tinham obras incriveis de diversos teores criticos, pesquisas diversas e com conceitos e focos estabelecidos, uma grende exposição para a Belas Artes, porém um único aluno merece o mérito daquela noite: Rafael.
Ele mostrou que a arte urbana está mais viva que nunca, que a instituição está aberta a receber todo o tipo de expressao artistica que nos ensinou durante 4 longos anos.
E além disso esse aluno marcou suas paredes para sempre e que independente das de mãos de tintas que usaram para cobrir estará sempre marcada para todos que presenciaram.
Acho realmente triste que a Belas Artes não tenha deixado por essa semana de exposição as paredes pichadas, como vai deixar as obras dos outros 36 alunos.
Porém acreditemos que essa arte seja efêmera, e que o seu conceito dure bem mais que ela.

Agradeço o espaço, porém agradeço bem mais o aluno Rafael e seus companheiros artistas que o acompanharam nessa manifestação artística.

Viva a arte, mesmo que doa.

Anônimo disse...

Sendo bem sincero...
Você está sendo totalmente romântica achando que a faculdade vai gastar seus PRÓPRIOS fundos para limpar essa sujeira... hahahahaha... mas adorei vc ter falado que a questão não é essa... pq. estamos abertos a suas colaborações financeiras... e você pagando eu discuto com vc sobre arte... afinal... muita gente passa a vida inteira trabalhando com o que não gosta para sustentar algo que goste... ou nem isso... sabe? não né...
e realmente a educação é péssima... mas o que tem de melhor? a FAAP? paga pra mim? ou a USP com seus "laboratórios e atelies" caindo aos pedaçoes e muitas aulas que não passam do modernismo.
O que resolveria seria pontuar os erros mais graves e movimentar as pessoas pra melhorarem... coisas do gênero... Mas o Rafael argumentou algo antes? Escreveu alguma carta? Algum abaixo assinado? Ele não fez nada para melhorar a instituição... muito pelo contrário...só degradou... e a imagem dos alunos perante o mercado agora? já sei.. vc não quer nem saber né.. mas eu quero... aliás... preciso disso... ai cansei sabe... se quiser discutir sobre arte pode começar... vamos lá... o que é arte para você? essas novas manifestações de picar a mãe e por na galeria? pixar a instituição da qual vc pertence? o que mais? estou "ouvindo"...

Anônimo disse...

"O artista é um homem que não pode se conformar com a renúncia à satisfação das pulsões que a realidade exige. Toda arte é o desenho do desejo. O artista dá livre vazão a seus desejos eróticos e fantasias. A realidade interdita o tempo todo. Desde coação social até a gramática. A obra de arte se caracteriza pela transgressão, por não obedecer a gramática."
Sigmund Freud

Por favor pessoas, LEIAM MAIS!!! Informem-se sobre a contribuição que a arte fez e faz na história e na cultura do nosso país e do mundo... todos que criticam não sabem que essa discussão que o trabalho causou É o importante!!!

Beijos Fê!!!
Amoooo

Papillon disse...

Bom desde já fico grata por todo esse debate...

Acredito que uma mini revolução mental esta ocorrendo!!!! UAU as pessoas estão pensando!!!!! algumas com pensamentos coerentes outras conflitantes e outras deveriam realmente calar-se.
Enfim, o grito foi dado, basta agora os descontentes se manifestarem tb, pra quem prefere cruzar os braços e ver uma podridão feder, fique a vontade... Para aqueles que buscam melhorar e evoluir, reflitam...deem suas opiniões...e não sejam anonimos!!! já somos tantos numeros, digitais e senhas.... apresentem-se, digam o q vcs querem... eu qro mudança...e mesmo numa tentativa contida, um manifesto timido, irei em busca dela...

Já que alguns se julgam tão inteligentes, lantento que se prendam em fatos relevantes a essa reflexão...bolsa, dinheiro e o umbiguinho...
Vai de cada artista saber o que quer da arte... gerar uma reflexão ou um contemplamento do que é "bonitinho"...

e continuem comentando... isso só engrandece nosso espirito... e-volução mental


Felícia Pilli- PAPILLON, aluna da Belas Artes, cursando o ultimo ano, projeto de TCC - INTERVENÇÃO URBANA

Anônimo disse...

Engraçado como as pessoas vem sempre com esse papo besta de classe média, chmando os outros de burguesinhos...essas mesmas pessoas que reclamam de preconceito são as primeiras a cair em generalizações.

Intervenção urbana? Por favor, a única coisa nova que esse Rafael fez foi invadir uma faculdade com um bando de maloqueiros e depredar o local como trabalho de TCC. Pichar uma faculdade não faz ninguém pensar sobre os problemas sociais ou qualquer outra merda, é só andar pelas grandes cidades brasileiras e ver pichações em tudo que é lugar! Em monumentos, prédios históricos, lojas, paredes...

Esses mesmos "artistas" ajudaram esse estudante andam pelas ruas, destruindo o patrimônio de todos os cidadãos, pois quem paga a limpeza no final é o povo!

A verdadeira arte pode ser bela ou chocar, mas prejudicar o próximo é arte? Sujar patrimônio alheio é arte? Quanta falta de criatividade hein...

Ele fez realmente as pessoas refletirem, refletirem no quão mal educado e ignorante uma pessoa pode ser.

Estão prostituindo a arte isso sim! A falta de talento é a razão!

Poderei agora chamar o Presidente Bush de artista e o Iraque sua obra de arte! Bush nos fez pensar sobre o quão ruim pode ser o humano e o quão triste pode ser uma guerra! Q artista ele é!

Lembram do Português que colocou um cachorro a morrer de fome numa exposição dizendo que era arte?

Qual será a próxima? Matar uma pessoa e expor para refletirmos sobe a violência brasileira?

Esse Rafael não esta fazendo ninguém refletir nada, é só olhar na rua pra ver as mazelas desse país, a pobreza e o caos não fogem da visão nem dos mais ricos.

O Brasil é esse país de merda pois é habitado por ignorantes como esse Rafael, que mesmo tendo a chance de crescer como bolsista (sim, é importante ressaltar que ele é bolsista) ele preferiu se vingar daquela mesma instituição que o acolheu!

Rodrigo Almeida disse...

Coloquei a minha opinião sobre aqui (http://velhoshabitos.blogspot.com/2008/06/pichao.html). Acho que o que o Rafael fez foi um dos atos artísticos mais representativos dos últimos anos; algo de uma reflexão muito mais profunda para os rumos da arte que qualquer palestra ou exposição. Sou de Recife e estou atrás de algum contato dele, email, telefone... se alguém pudesse me repassar: allmeidaf@yahoo.com.br. Gostaria de ter acesso ao tal texto de 28 páginas que ele escreveu, além de, se for possível, conversar com ele.

Anônimo disse...

REFORÇO MINHA OPINIÃO COM UM ADENDO: O RAFAEL, ALÉM DE TUDO, DESMASCARA O SIMULACRO REINANTE NAS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, É SÓ ESTAR ATENTO A TUDO QUE A MÍDIA TRAZ SOBRE O TEMA PARA CONFIRMAR O QUE DIGO, GLOBALIZAR É HIPERTROFIAR O NAZI-FASCISMO MIDIÁTICO E ACADÊMICO CONTIDO MILENARMENTE NA SOCIEDADE.



Não li o tal comunicado da aluna, li sobre o assunto na Folha, acho a postura da entidade ridícula, se a escola tem representantes da semana de 22, a escola não faz por merecê-los, Oswald de Andrade deve estar pulando no túmulo, pelo simples motivo de que essas pessoas estariam lendo, com certeza, Ranciére e Borriaud. Como escola de Belas Artes, vocês deveriam abrir o debate e não abafar a crítica.

Salve esse garoto que soube reconhecer a hipocrisia de uma inclusão ligada a interesses econômicos e desnudou o olhar enviesado sobre os excluídos, basta ler para tal confirmação o parágrafo final do texto: "Por fim, a Direção do Centro Universitário só tem a lamentar que um aluno beneficiado com bolsa de estudos durante sua vida acadêmica tenha agido de forma tão rude e grotesca com a instituição que lhe recebeu de braços abertos e protagonizado cenas tão assustadoras para os seus colegas, professores e auxiliares de administração escolar, bem como esclarece que a missão de prestar ensino a quem dele necessitar mediante concessão de bolsa de estudos não foi (nem será) afetada pelos atos criminosos praticados por aluno bolsista".



Hoje a Folha, que pese o título do artigo, pelo uso da palavra 'vandalizam', alegrou meu dia. Simplesmente onírica a reportagem "Pichadores vandalizam escola para discutir conceito de arte", cotidiano, 13.6.2008. Os garotos atingiram o objetivo, nota dez para o trabalho final de curso daquele que organizou o Coletivo e questionou o papel da instituição que se diz - sim, se diz - das ARTES. Triste a posição da escola, dos alunos e da coordenadora do curso que ainda vivem um conceito de ARTE enquanto algo etéreo e oriundo dos Deuses. Ainda há esperança... Não da instiuição, mas da reflexão e do questionamento provocada por esses jovens. Ainda há uma saída digna para o Instituição, qual seja, retirar qualquer queixa e passar o aluno com louvor.

Tatiii Almeida disse...

Eu achei um ato repugnante, um cara que tem bolsa, pixar a facul por causa do tema "o limite da arte", desculpe mas descordo de todos que o apoiam, artistas ou nao.

Srta.T disse...

Grande artista e exemplo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u412672.shtml

Depois venham falar de pichadores.

Srta.T disse...

Pra ajudar a "pensar": http://en.wikiquote.org/wiki/Oscar_Wilde

Anônimo disse...

Entendo o desejo de tantos de questionar o sistema... e divido este sentimento. Mas desde aquela noite da pixação me pergunto se não é já ultrapassada essa maneira de se expressar. Ninguém se choca mais com pixação.
e então fico pensando resultados isso poderia trazer?
Os resultados imediatos que pude ficar sabendo:
os funcionários da limpeza tiveram de trabalhar a madrugada inteira aquela noite, e alguns tiveram de voltar no dia seguinte pra trabalhar de novo.
Pixaram na cara de uma funcionária e chutaram as costas dela...
o Rafael pixou o trabalho de uma amiga que era da classe dele...
A festa dos alunos que estavam se formando acabou às 22h30. Mal tinha começado. Festinha que fizeram com tanto carinho. Com copos de plástico e champagne barata, só pra poder comemorar com a família e os amigos...

E fiquei pensando quem que ele prejudicou afinal?

Levei muito tempo para ler tantos comentários neste blog. E este foi o único ponto positivo que encontrei até agora. Mas temo que vá durar pouco. Pois pixação, na minha opinião, não chama tanta atenção...Esperava que os "contestadores de hoje" fossem mais criativos, chocantes... fiquei decepcionada...

Anônimo disse...

E continuo aqui pensando... hoje que por acaso abri uma mensagem da Felícia, que adoro por sinal, que dizia ter uma mini crítica e vim xeretar... mas já se fala pouco sobre isso lá na belas artes e fora dela..

Nem tive paciência de ler todos os comentários, já cansei desse assunto...

Não me chocou em nada.

E continuo me perguntando, afinal quem é prejudicado?

Acho um tanto contraditório brigar por ensino pixando um local de ensino. Ou estou enganada?

Por que não invadir a classe e assistir aula?Sei lá, por um momento, me parece mais coerente...

Otávio Pacheco disse...

A torcida do Corínthians vive fazendo esse tipo de arte, quando está inspirada.

Não vi nenhum fundamento artístico no discurso desse cara, pra mim ele é um frustrado que não conseguiu entrar no Big Brother, e, mesmo assim, no desespero de ficar famoso, fez o que fez.

Conseguiu o que queria também, dar um autógrafo na saída da delegacia. Um grande artista, daqui para a eternidade. Com todos os louros da fama. Pure avant garde.

Datado.

Otávio Pacheco disse...

Ah, pra ser imbecil não há diferença em ser bolsista ou pagante - ambos podem ter esta capacidade e liberdade - basta praticar imbecilidades.

A não ser que ele saiba fundamentar - aí estaria a diferença.

Otávio Pacheco disse...

Ah, lembrei:

com uns 9 ou 10 anos de idade eu murchei o pneu de todas as bicicletas do prédio em que vivia. Tinha 19 andares, comecei pelo último e fui pego no terceiro andar, pelos vizinhos.

Tive que encher tudo de novo.

E, nessa época (há uns 20 anos), esse tipo de manifestação já era datada.