sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Palavras do Dia

Desprezo
1. Falta de apreço; desdém
2. Repulsa com nojo

Rezar
1. Dizer ou fazer orações ou súplicas religiosas
2. Benzer
3. Ler livro(de orações)
4. Contar, referir
5. Resmungar
6. Orar

Amor
1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem
2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa
3. Inclinação ditada por laços de familia
4. Inclinação sexual por outra pessoa
5. Afeição, amizade, simpatia
6. O objeto do amor

Liberdade
1. Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação
2. Estado ou condição de homem livre
3. Confiança, intimidade(às vezes abusiva)

Fonte: Dicionário Aurélio

Um comentário:

Anônimo disse...

As palavras do dia pela Alegria



a.pre.ço sm (ê)
(de apreçar) Estima, valor ou consideração em que é tida alguma pessoa ou coisa. Em apreço: de que se está tratando; em questão.

luz sf (lat luce)
1 Agente que torna as coisas visíveis ou produz a iluminação. 2 Forma de energia radiante que transmitida de um corpo luminoso, ao olho, age sobre os órgãos de visão. 3 A sensação assim produzida. 4 Forma semelhante de energia radiante, como os raios ultravioleta, que não afeta a retina. 5 Iluminação, claridade, radiação luminosa provinda de uma fonte particular como vela, tocha, lâmpada elétrica, fogueira ou qualquer substância em ignição. 6 A própria fonte de claridade, quando acesa, como vela, lâmpada, farol etc. 7 A iluminação da Terra, produzida pelo Sol; luz solar, luz do dia ou luz natural. 8 Claridade que espalham os corpos celestes, quer irradiando raios luminosos, quer refletindo a claridade recebida de outro astro: Luz da Lua. 9 Brilho, fulgor. 10 Iluminação mental ou espiritual; esclarecimento, explicação, ilustração (tinham outras MUITAS definições, então pulei algumas...)

a.mor sm (lat amore)
1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8 Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos. Antôn: aversão, ódio. sm pl 1 Namoro. 2 O objeto amado. 3 O tempo em que se ama. 4 Relações ilícitas, comércio amoroso. 5 Mit Divindades subordinadas a Vênus e Cupido. 6 Bot O mesmo que carrapicho, acepção.


saudade
do ant. soedade, soidade, suidade < Lat. solitate, com influência de saudar

s. f.,
lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir;

pesar pela ausência de alguém que nos é querido;

nostalgia;

Bot.,
nome de várias plantas dipsacáceas e das respectivas flores;

(no pl. ) lembranças afectuosas a pessoas ausentes;

(no pl. ) cumprimentos.


Beijos, abraços, luz, paz, amor...
Amo-a...
Lele