sexta-feira, 7 de março de 2008

sobre a pintura abstrata

Ex [pressão]

Na tecnologia qualquer desenvolvimento é considerado avanço. No campo das artes visuais, o desenvolvimento técnico e conceitual é extremamente questionável por sua complexidade histórica em termos teóricos.

O representativo foi “esquecido” e aquela educação visual do figurativo se tornou algo descartável. A pintura abstrata pede uma ligação com o que antes era considerada, quem sabe, como uma arte liberta, neste momento uma pintura expandida, necessária. O significado dá espaço ao signo, cores, riqueza gestual, manchas, contrastes tonais, uma nova identidade expressiva surgia.

"[...] o conhecimento vem por descobertas [...]" * de certa forma tudo que é desconhecido necessita de experimentação e a arte carece de elementos novos, de formatos e conceitos discutíveis que indaguem o que está sendo visto. Novos componentes acrescentam riqueza na arte, mesmo se esta for negativa agrega valores históricos para a contemporaneidade.

O método pictórico inventado por esses artistas, instaura uma especialidade hibrida tipicamente contemporânea, saíram do convencional do quadro e o espaço real de um trabalho na esfera da percepção de sua poética.




* Citação tirada da obra PEDROSA, Mario. Arte, necessidade vital. Rio de Janeiro. Casa do Estudante do Brasil, 1940, p.10.

Nenhum comentário: